As minhas intenções educativas como educadora e as formas como prevejo orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem do meu grupo, caracterizam-se na forma como vejo, e sinto a Educação, como também na forma que transmito essa filosofia de Educação na dinâmica do grupo de crianças.

 Pretendo criar um ambiente propício a criar motivações, que o  grupo de crianças melhore a qualidade das aprendizagens, de forma a aumentar a sua autoconfiança, permitindo-lhes lidar mais facilmente com a necessidade constante de tomar decisões, fazer opções e escolher caminhos e  facultar à criança gosto e vontade de crescer promovendo o desenvolvimento global das crianças. 

Partirei dos seus interesses, estarei atenta para que as ideias das crianças não se desvaneçam tentando mantê-las sempre activas, importantes e actualizadas. A minha intervenção assenta e norteia-se em/por alguns princípios, tendo em conta as necessidades do meu grupo e de cada uma das crianças, em colaboração alargada com os diversos parceiros educativos (pais, famílias, comunidade e outros níveis de ensino), num processo reflexivo de observação, planeamento, acção e avaliação. Os objectivos pedagógicos e os princípios que enquadram os fundamentos das OCEPE, constituem a principal referência no apoio à prática pedagógica, uma vez que acentua a importância de uma pedagogia estruturada e de uma organização intencional e sistemática onde as três áreas de conteúdo surgem como uma construção articulada do saber. Outra referência são as brochuras que operacionalizam as OCEPE da DGIDC.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s